AGOSTO

 

Amigos leitores!

 

“A messe é grande e os operários são poucos. Rezai ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mateus 9, 37-38).

Para atender a esse pedido de Cristo, a Igreja no Brasil, já há muitos anos, escolheu o mês de agosto para refletir e rezar especialmente pelas vocações.  O mês vocacional, inicialmente tinha como único alvo a vocação presbiteral. Mas ao passar dos anos, passou-se a recordar que também as demais vocações devem ser motivo de reflexão e oração. Por isso passou-se a lembrar da vocação religiosa e missionária, da vocação laical, com destaque especial para a vocação à família e ao ministério da catequese. Tudo é englobado na grande e geral vocação que recebemos desde o batismo, que é a vocação à santidade.

A messe continua grande, e os operários continuam sendo poucos. Mas graças a Deus que está mudando aquela mentalidade que somente aos sacerdotes e aos religiosos cabe a missão de evangelizar. Hoje está se compreendendo melhor que Jesus antes de subir ao céu deixou não semente aos sacerdotes e religiosos a missão de ir pelo mundo fazer novos discípulos seus, mas deixou a cada batizado a missão de evangelizar. Como nos recorda o documento de Aparecida; somos todos discípulos missionários.

Por isso, ao celebrarmos mais um mês vocacional, cada um possa refletir sobre sua vocação, que cada batizado possa lembrar, que toda pessoa onde quer que se encontre, tem uma missão a viver e a cumprir. Ninguém é maior, ninguém é menor. Na fé cristã, o valor de alguém, não se mede pelo cargo que ocupa, mas, pelo amor que se vive. Somos membros vivos uns dos outros, membros de um corpo que tem como cabeça o próprio Cristo. Somos todos Igreja, e por isso todos somos necessários.

            Que as reflexões e as orações deste mês vocacional sejam um auxilio a todos batizados, a descobrirem seu lugar na comunidade, a assumirem sem medo seu chamado pessoal conforme o seu estado de vida. E que as orações ajudem a despertar em cada um a consciência de verdadeiro vocacionado na Igreja e enviado a transformar o mundo em autêntico Reino de Deus.

 

Pe. Alceu Zembruski SChr

            Pároco

.