CORPUS CHRISTI

Em 31 de maio de 2018, a Igreja Católica do mundo todo irá comemorar o dia de Corpus Christi – o nome vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu este sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).

 

COMO SURGIU 

A celebração do Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo lhe demonstrando seu desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

Tornou-se costume, durante a Festa de Corpus Christi, realizar uma procissão com o Santíssimo Sacramento, numa forma de demonstração pública e comunitária de fé na presença real de Jesus na Eucaristia.

Posteriormente, iniciou-se, em Portugal, a tradição de confeccionar tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento. Essa tradição chegou ao Brasil e é realizada pelos fiéis até hoje.